Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

"Vida e Dívida", de Stephanie Black

"Vida e Dívida", de Stephanie Black
Documentário / 86 min. / 2001 / inglês / legendas em português
O contraste entre os objetivos políticos de instituições financeiras internacionais e seu impacto real nos cidadãos de países em desenvolvimento serve como uma plataforma para a crítica do papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Jamaica.
“Vida e Dívida” denuncia os efeitos prejudiciais da liberalização do comércio e da dívida externa na vida dos jamaicanos comuns. Em um nível puramente humano, o filme cria uma argumentação forte pela reavaliação da sustentabilidade da competição de mercado sem arreios em países em desenvolvimento.
Através de relatos apaixonados de agricultores e operários jamaicanos, o filme mostra poderosas evidências de que as dívidas da Jamaica com o FMI e a dependência crescente da ilha de produtos importados deixaram a indústria local depauperada e prejudicaram a atividade econômica doméstica.

"Vida e Dívida" conta a história de dois países: de um lado, o paraíso turístico ensolarado e feliz; de outro - o da maioria esmagadora dos jamaicanos - um país cheio de problemas, onde os produtores locais não encontram espaços para a sobrevivência. O filme é uma crítica da visão disseminada de que a globalização é tão inevitável quanto intrinsecamente benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário