Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Ciência às Seis e Meia" debate exploração do petróleo na camada do pré-sal

"Ciência às Seis e Meia" debate exploração do petróleo na camada do pré-sal

Evento promovido pela SBPC/RJ, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), acontece nesta quarta-feira, 6 de outubro
O próximo encontro do ciclo de palestras "Ciência às Seis e Meia" recebe, no dia 6 de outubro, Adilson de Oliveira, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para apresentar o tema "Exploração do Petróleo na camada do pré-sal".

O palestrante irá abordar os benefícios dessa nova fase de nossa indústria do petróleo e, ao mesmo tempo, apontar medidas que se farão necessárias para que a riqueza petrolífera não se transforme no que ele denomina "a maldição do petróleo" - dominada pela corrupção e pelo autoritarismo.

"O pré-sal anuncia que nossa indústria do petróleo caminha para a maturidade, devendo ocupar papel relevante no mercado global do petróleo. O consenso político será essencial para dar continuidade a esse sucesso", acredita Oliveira.

Segundo o palestrante, o Brasil, historicamente dependente da importação de petróleo, se tornará exportador, conquistando com isso amplos benefícios sociais advindos da receita fiscal crescente do petróleo: mais educação, saúde, habitação, saneamento, como também aumento de recursos para investimento na infraestrutura de suporte ao desenvolvimento econômico.

No entanto, destaca Oliveira, é necessário preservar a transparência na alocação dessa receita adicional, "evitando sua canibalização por grupos de interessados entranhados no aparelho do Estado". Para isso, ele defende a necessidade de políticas ativas nos planos industrial, tecnológico e educacional. "O sucesso da empreitada depende da continuidade de políticas de longo prazo, assentadas em consenso político", conclui o palestrante.

O objetivo do "Ciência às Seis e Meia" é proporcionar novos conhecimentos a todos que apreciam as ciências e avanços científicos atuais, adotando uma linguagem acessível a leigos. O ciclo ocorre sempre na primeira quarta-feira do mês, às 18h30, no auditório Ministro Alberto Lins de Barros, do CBPF. A entrada é franca. Os interessados podem assistir à palestra também em tempo real através do link mms://itv.cbpf.br/cienciaseisemeia
(Núcleo de Comunicação Social do CBPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário